O Dia Internacional da Mulher na FeteeSul é dia de luta por direitos iguais

Compartilhe: Facebook Twitter Google+



Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Aqui na FeteeSul, para além das rosas, é dia de luta por direitos iguais. No Brasil, exemplificando a importância delas na nossa sociedade com dados da área da educação, 8 a cada 10 professores são mulheres.

No entanto, conforme estudo divulgado ontem (07/03) pelo IBGE, percebe-se a já conhecida desigualdade e desvalorização a que são submetidas as mulheres em nosso país. O estudo revela que, apesar das mulheres terem mais escolaridade que os homens, elas recebem, em média, cerca de três quartos do rendimento deles. O rendimento habitual médio mensal das mulheres é de R$ 1.764 enquanto o dos homens é de R$ 2.306.

Outros diversos indicadores do machismo estrutural da nossa sociedade aparecem na publicação, como o fato delas ocuparem apenas 38% dos cargos gerenciais (públicos ou privados), ou ainda que, apesar da exigência de uma cota mínima de 30% de candidaturas de cada sexo (Lei 12.034, de 2017), as mulheres representam apenas 10,5% dos deputados federais em exercício, a proporção mais baixa entre os países da América do Sul.

Seguimos em luta. Nenhum direito a menos!

Acesse a página do estudo "Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil", no site do IBGE: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/genero/20163-estatisticas-de-genero-indicadores-sociais-das-mulheres-no-brasil.html?=&t=o-que-e

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

Rua Vicente da Fontoura, 1262/203
Rio Branco - Porto Alegre/RS.

Telefone: (51) 3235-2265

E-mail: feteesul@feteesul.org.br