Movimentos e sindicatos de toda América Latina reunem-se no primeiro dia da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo

Compartilhe: Facebook Twitter Google+



A principal avenida de Montevidéu, capital do Uruguai, amanheceu nesta quinta-feira (16/11) ocupada por milhares de pessoas que participam da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo. Mais de 3 mil companheiros e companheiras que chegaram de todos os países da América Latina e marcharam juntos, em meio a um dia de paralisações convocado pela central sindical uruguaia (PIT-CNT).

A atividade foi construída pelo movimento sindical e organizações sociais da região, com objetivo de mobilizar os povos para a defesa da democracia, atualmente ameaçada em vários países da América do Sul por forças conservadoras, que pressionam por novos tratados de livre-comércio, retomando a agenda neoliberal e atacando direitos sociais e trabalhistas.

O primeiro dia da jornada, denominado "Seguimos en Lucha", contou com o ato de abertura e seguiu com dois paineis, denominados "Povos em movimento" e "Desafios frente a onda conservadora e aos ataques a democracia". Diversas entidades e organizações estiveram representadas nos paineis, onde destaca-se a presença do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.


Assista trecho da fala de Mujica:



A FeteeSul e outros diversos sindicatos e federações da CUT estão participando do encontro, que tem na sua pauta a luta pela democracia, a soberania, a integração dos povos e a resistência ao livre comércio e às transnacionais. A Jornada nasceu em 2015 em Havana, capital de Cuba, durante o Encontro Hemisférico realizado ali para comemorar os 10 anos da derrota da Área de Livre Comércio das Américas, iniciativa impulsionada pelos Estados Unidos.

A Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo segue ocorrendo nos dias 17 e 18 de novembro, quando serão debatidas as resistências e lutas dos povos para, ao fim, construir a declaração final e um plano de ação conjunta em toda a América Latina.


Galeria de fotos




INFORMAÇÕES PARA CONTATO

Rua Vicente da Fontoura, 1262/203
Rio Branco - Porto Alegre/RS.

Telefone: (51) 3235-2265

E-mail: feteesul@feteesul.org.br